Ora isto é um assunto polémico e complicado. Por isso vou tentar manter-me o mais simples e constatar apenas factos para ser mais fácil de compreender.
Existem diferentes tipos de baterias possíveis para usar nas AEG sendo as mais comuns de se usar actualmente
NIMH e
LIPO. Existem outros tipos mas ou são para algo mais especifico ou o seu uso não compensa em relação a estes dois tipos!
As NICD estão completamente ultrapassadas tem boa capacidade mas a velocidade a que se descarregam mesmo sem estar a ser usadas é muito grande.
Antes de passar a explicação em si o ideal é ficar a perceber já alguns conceitos:
Voltagem -
(já o meu professor de electrónica me dizia que tal termo não existia, o correcto é diferença de potencial mas a maioria das pessoas usa voltagem e para agora é assim que vamos usar) Basicamente a voltagem o que vai alterar é a velocidade com que o motor dispara. Sendo que para trabalhar ideal/ um motor de AEG precisa de 8,4v, se lhe dermos mais voltagem o motor vai disparar mais rápido e se dermos menos vai trabalhar mais devagar ou até mesmo não trabalhar. De notar também que em molas mais fortes uma bateria 8,4v pode não ter a força suficiente para puxar a mola como deve ser.
Amperes - Aparece como "MAH" nas definições da bateria. Significa miliamperes hora ou seja a quantidade de corrente que a bateria consegue dar num determinado período de tempo. Basicamente quanto maior for o numero de MAH da bateria maior será o tempo que a bateria vai fazer o motor trabalhar até se descarregar e parar.
NOTA 1: Fica também já aqui avisado que isto não é assim tão linear como o que descrevi pois uma 7,4v LIPO equivale a uma 9,6v NIMH mas no geral para compreender mos estes dois conceitos chega! Existem outros elementos tais como a composição química interna dos tipos de bateria que vão afectar o seu funcionamento e a sua resistência interna.
NOTA 2: Embora as baterias tenham nas laterais escrito por exemplo NIMH 9,6v ou LIPO 7,4v na verdade quando estão totalmente carregadas estas baterias tem respectivamente algo perto dos 11,2v e 8,4v. Quando chegam a voltagem marcada nas laterais podem se considerar descarregadas e baixar abaixo desses valores pode ser estragar a bateria. Não vou aprofundar mais mas já ficam com a ideia.
Passando agora a uma apresentação dos dois tipos de baterias!
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NIMH
Compreender as NIMH:São as baterias mais comuns e a evolução das antigas NICD. Cada célula tem 1.2v (1,4v a 1,5v totalmente carregada), existem diferentes maneiras de "arrumar" as células de modo a criar uma bateria com diferentes tamanhos e feitios e com características diferentes. A "voltagem" pretendida é criada a partir do "arrumar" das células, ligando umas as outras em serie, ou seja se tiver mos 7 células vamos ter uma bateria 8,4v. Matematicamente...
7 células x 1,2v cada = Bateria 8,4v
8 células x 1,2v cada = Bateria 9,6v
... e por ai fora. Como praticamente todos os motores de AEG tem como "voltagem" de trabalho 8,4v-9,6v, os packs mais comuns de baterias vem nestas "voltagens". Sendo que para molas mais fortes vamos precisar de aumentar a voltagem. A seguir alguns tipos de bateria NIMH que se custam usar:
Nota: Considerando uma gearbox normalíssima com uma mola por exemplo nos 320fps. Um bom truque para quem não quer grandes ROF's (velocidade de disparo) mas quer uma boa bateria e que dure bastante até ter que recarregar é comprar por exemplo uma 8,4v de 4500mah isto vai permitir o bom funcionamento do motor durante muito tempo. Por outro lado se preferes uma replica com um bom ROF e não te importas com as recargas o ideal seria ir por exemplo para uma 9,6v 1500mah, dá força suficiente ao motor para um ROF alto embora o tempo que a bateria vá durar até que tenha de ser recarregada seja menor.
Espero que estejam a entender a ideia das diferentes combinações que podem fazer com o que acabei de explicar. É tudo uma questão de escolha das características da bateria consoante o que pretendemos para a replica.
Como carregar uma NIMH com segurança?1º- Ora as NIMH são bastantes simples de carregar. As NIMH
preferem cargas lentas a cargas rápidas. Isto vai fazer com que a bateria fique melhor carregada e aumenta o tempo de vida da bateria!
Exemplo: NIMH 9,6v 1500mah - vou por a carregar a 500mah logo irá demorar 3h a carregar.
2º- Se tiverem com pressa e forem fazer uma carga rápida NUNCA ultrapassem o valor de mah na carga. O meu conselho seria carregar a 80% dos mah no máximo para evitar acidentes.
Exemplo: NIMH 9,6v 1500mah - NUNCA por a carregar a mais de 1200mah.
3º- Aconselho MUITO a antes de carregar a bateria fazer uma descarga a isto chamamos um ciclo. Evitando deste modo efeitos de memoria e aquecimentos internos da bateria. De notar que se fizerem sempre este passo numa bateria NIMH vão ter uma bateria por muitos e muitos anos sempre a funcionar a 100%.
Exemplo: NIMH -9,6v 1500mah colocar a descarregar até 9,6v, no máximo até 1A ou seja 1000mah
Seguindo estes passos básicos as baterias NIMH são muito seguras de se usar e carregar.
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LIPO
Estas baterias são as mais modernas que há actualmente superiores as NIMH em praticamente tudo. Infelizmente tem um ponto negativo que mete medo a muitas pessoas. Se forem mal tratadas podem explodir e fazer umas chamas muito tramadas de controlar. Mais a frente vamos falar disto.
Para já convém saber que ao contrario das células de 1,2v NIMH as LIPO tem 3,7v por célula (4.1v/4.2v totalmente carregada). Permitindo apenas criar as seguintes configurações (7.4v, 11.1v, 14.8v). As lipo permitem ainda serem configuradas tanto em serie como paralelo permitindo esta ultima configuração mais capacidade a bateria (maior mah). Aproveito para fazer já uma comparação uma LIPO 7,4v 1400mah que é equivalente a uma NIMH 9,6v 1400mah vai durar mais tempo que a sua equivalente NIMH pois a curva de descarga das lipos é menos acentuada do que as NIMH. As lipos são mais compactas que as NIMH e vem também em diferentes packs e configurações como os exemplos a seguir mostram:
Pelas imagens não é muito perceptível o tamanho mas as LIPO podem chegar a ser mais pequenas que um dedo.
Compreender as LIPO:Nas LIPO aparece geralmente nas especificações por exemplo: *Vamos considerar cada célula a 1100mah!*
+ "3s1p" os dígitos indicam nos como estão configuradas as células ou seja 3s1p = 3 células em serie. Sendo portanto uma 11.1v a 1100mah
+ "4s2p" = 4 células em serie, em paralelo com outras 4 células. Sendo deste modo uma bateria de 14.8v a 2200mah.
+ "2s3p" = 2 células em serie, com outras 2 em paralelo, com outras 2 em paralelo. Sendo deste modo uma bateria 7,4v a 3300mah
Existe também outra especificação que aparece como neste exemplo "20C":
De maneira simples este 20C corresponde a velocidade de descarga cada vez que carrega mos no gatilho. Ou seja quanto maior forem estes "C's" maior será a velocidade com que a bateria consegue meter a energia cá para fora. Em termos práticos vamos ter um ROF ainda maior e mais velocidade de reacção pelo motor cada vez que carregamos no gatilho.
Como carregar uma LIPO com segurança?1º Aconselho desde já a não carregar simplesmente uma LIPO os carregadores melhores tem uma opção denominada balanceamento que o que vai fazer é carregar de modo constante cada célula de modo a não haver diferenças das voltagens de célula para célula. As LIPO como de certo já repararam tem dois cabos um sendo o positivo e negativo da bateria e outro com um conector mais comprido, este ultimo contem os terminais individuais de cada célula da bateria. Temos que o ligar ao carregador para ele poder balancear a bateria.
2º
NUNCA ultrapassem o valor de mah na carga. Carregar a 70% a 80% dos mah no máximo para evitar acidentes.
Exemplo: LIPO 11,1v 1100mah - Logo carregar a 900mah ou um pouco menos.
3º Tenham muita atenção as parâmetros de carga que estão a inserir não confundam as regras do (ex: 3s1p, 2s2p) pois diferentes combinações dão diferentes baterias e nem todos os carregadores detectam automaticamente as configurações das baterias!
4º Uma LIPO não precisa de ser descarregada ao contrario das NIMH. Por isso se querem simplesmente ter a certeza que uma LIPO que já carregaram a algum tempo, está totalmente carregada antes dum jogo coloquem-na no carregador em balancear.
Na imagem seguinte temos os parâmetros de carga duma LIPO 11,1v 1100mah:
Vou agora fazer uma lista dos prós e contras para o uso das LIPO para ajudar a malta nas decisões:
Pontos Fortes:* Potencia disponível
* Grande capacidade (duração da bateria até ter que recarregar)
* Peso reduzido
* Tamanho reduzido
* A melhor performance entre os diferentes tipos de baterias existentes até ao momento
* Não tem efeito de memoria
* Carregamos hoje e daqui a dois meses ainda praticamente toda a carga
* Se forem bem tratadas estas baterias duram e duram...
Pontos Negativos:* É preciso mais cuidado a carregar e a transportar do que as NIMH.
* Não se pode perfurar ou infligir choques tremendamente violentos ao ponto de ruptura da bateria de maneira nenhuma tais actos provocarão explosão e chamas na bateria.
* Não se pode deixar que os dois fios (positivo e negativo) toquem um no outro de maneira nenhuma senão a bateria estraga-se e pode arder.
* Não se pode deixar que os valores individuais das células da bateria baixem dos 3.0v senão a bateria estraga-se e pode arder.
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NUNCA carregar acima dos valores recomendados (carregar sempre a 80% do valor dos MAH)
* Não se pode ter diferentes voltagens nas diferentes células da bateria. as voltagens devem ser o mais semelhante possível podendo apenas variar 1 décima.
* Tem que se ter atenção a bateria e se se notar que esta está inchada temos que a eliminar.
Algumas sugestões de segurança extra:
+ Transportar e carregar a bateria num local seguro (caixa metal, aquário, lipo safe guard bag).
+ Não carregar em zonas com muitos materiais facilmente inflamáveis.
+ Manter um olho na bateria enquanto esta carrega.
+ Se reparem que a bateria está a inchar parem o processo de carga e deixem a bateria parada durante uma hora depois tem que a levar aos meios próprios de reciclagem e eliminação de baterias e pilhas.
+ Agua não apaga um incêndio eléctrico só o torna pior. A alternativa é ter um balde/garrafa com areia por perto.
+ Comprem um Indicador de bateria (nota1)
+ Evitem LIPOS que não sejam duma marca de confiança pois são mais instáveis.
NOTA 1: Existem uns aparelhos como os que vem em baixo que podemos ligar as nossa LIPO que nos ajudam a monotorizar a estado individual de cada célula. Seja por luzes, som ou por um display estes modelos dizem nos se as nossas LIPOS estão a funcionar como deve ser ou se precisam de ser carregadas. Pessoalmente aconselho os display, os com som tem por habito apitar quando fazemos uma rajada longo isto deve-se a descarga momentanea que estamos a fazer a bateria e não quer dizer que a bateria esteja descarregada o que se torna chato em jogo.
NOTA 2: Devido aos altos C das LIPOS pode ocorrer problemas na replica especialmente quanto maior for a voltagem da bateria (nomeadamente 11,1v e superiores). A potencia extra que nos dão pode nos estragar os internos duma gearbox não preparada e/ou os componentes eléctricos. Com as descargas mais altas neste tipo de bateria os gatilhos vão criar arcos nas patilhas cada vez que carregamos e ao fim do tempo pode estragar o gatilho. Para evitar a maioria destes problemas aconselho o uso de um MOSFET.
Nota pessoal:
Mais uma vez volto a repetir as LIPO se forem bem tratadas e tiverem cuidado são muito superiores as NIMH. Os perigos de explosão e chamas nas lipos são superiores mas se tratarem uma NIMH ela também vai fazer o mesmo. Senão querem muita preocupação ou são o tipo de pessoa distraída escolham NIMH são mais seguras e servem o seu propósito correctamente.--------------------------------------------------------
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Conectores e cablagens:CONECTORES:Isto é algo que a maioria não dá importância. No entanto as nossas comuns fichas de airsoft mini-tamyia (esquerda) e tamyia large (direita)...
Não são as melhores! Os conectores são fracos e tem uma resistência muito alta o que diminui o rendimento duma bateria por muito boa que ela seja.
Existem dois tipos de conectores que são usados em modelismo e que eu acho que são prefeitos para o uso do comum airsofter. Estes conectores permitem passar muito mais corrente. Os DEANS (esquerda) e os XT-60 (direita).
Claro que isto dá algumas dores de cabeça no que toca a ter que trocar conectores de baterias, carregadores e até replicas. Situações como quando pedimos uma bateria emprestada e a malta geralmente só tem tamyia podem acontecer nestes casos para desenrascar sugiro fazerem uns conversores como estes...
NOTA: Para uma soldagem dos conectores ideal juntem o cabo ao conector e coloquem um pingo de solda por cima para "agarrar" tudo. Não coloquem o pingo de solda no conector e depois o cabo pois a solda de estanho aumenta a resistência do sistema.
CABOS:Nos cabos como em tudo qualidade é muito importante. As cablagens que mais uso e considero ideias para o uso comum no airsoft serão de 16AWG. De que nos serve termos uma boa bateria e bons conectores se os cabos que temos entre ambos não tem as características ideias para fornecer a energia ao nosso sistema. Atenção que ter uma cablagem má qualidade como por exemplo tendo uma secção muito fina pode fazer com que os cabos aqueçam e possam queimar até cortando deste modo a alimentação da AEG. Comprem a cablagem numa loja de confiança e desconfiem quando o preço é muito barato pois como é comum com os chineses enviam muito plástico com pouco condutor.
Exemplos de boa cablagem:
Exemplos de má cablagem:
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Carregadores:Para termos energia nas nossas fantásticas baterias temos que ter um modo de a "injectar" lá para dentro. Ora para isto servem os carregadores. Cada tipo de bateria tem que ter um carregador especifico que seja o indicado para aquela bateria ATENÇÃO, nunca carregam uma LIPO com um carregador duma NIMH nem vice versa, sem qualquer duvida o resultado seria catástrofe.
Tal como seria de esperar os carregadores que vem com replicas chinesas são uma valente porcaria. É claro que carregam as baterias mas a médio-longo prazo vão estragar a bateria.
Se vão investir numa boa bateria faz tudo o sentido investir num bom carregador. Um bom carregador será aquele que consegue carregar a bateria que temos como também fazer todas as operações de manutenção que a bateria merece sejam estas descarregar ou balancear. Um bom carregador assim que acabar de carregar a bateria deve parar o processo de carga evitando deste modo a sobrecarga da bateria. Deve ainda poder nos deixar escolher a voltagem e os mah com que queremos carregar.
Na imagem seguinte temos o exemplo dum carregador já famoso na comunidade (Omni) este carregador permite carregar e descarregar baterias NIMH de diferentes tipos de voltagem e tem protecção de sobrecarga.
Na imagem seguinte temos 2 carregadores muito completos, carregam e fazem todos os tipos de manutenção as baterias sejam elas NIMH, NICD, LIPO, PB etc. São controlados por um microprocessador que monitoriza todos os processos constantemente e lida com eventuais problemas encontrados. O debaixo encontra-se a carregar uma NIMH 9,6v 1400mah Stick e o de cima está a balancear uma LIPO 11.1v 1100mah.
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Ao comprar:+ Prefiram comprar uma bateria duma marca de confiança.
+ Verifiquem o espaço aonde vão colocar a bateria na replica e antes de fazerem a compra comparem com as medidas da bateria para verificarem se cabe ou não.
+ Tenham atenção as características da bateria (v, mah e c) e consoante o que aqui expliquei escolham a vossa necessidade.
+ Não olhem logo para as mais baratas, geralmente passado pouco tempo arrependemo-nos da escolha mais barata.
+ Fujam das baterias chinesas, são de má qualidade e podem até ser perigosas (especialmente lipos).
+ Baterias de marcas de replicas de Airsoft geralmente não são de confiar, prefiram uma bateria duma boa marca de modelismo.
+ Comprem um bom carregador as baterias vão durar muito mais e um óptimo investimento a médio longo prazo.
Desde já deixo aqui o link duma loja que costumo usar. Tem bons preços, muito material e de qualidade e os envios são rápidos. Até hoje só tenho coisas boas a dizer desta loja.
http://www.component-shop.co.uk/